Comunicado – Chile

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Boa tarde,  vou começar do começo 🙂

 

Primeiramente como surgiu a parceria VipTurismo/NisoTur? Começou a Vip Turismo fretando ônibus para viagens de Montevidéu (qual já realizamos mais de 20 viagens com a mesma para tal destino e mais de 50 viagens no total incluindo outros destinos), assim fomos conhecendo a forma de trabalho de cada um,  o atendimento aos passageiros…Principalmente o atendimento aos passageiros,  qual sempre foi excelência na duas empresas. Visto pelo crescimento das duas: Vip Turismo 3 agências e próxima de inaugurar mais 3… e a NisoTur com 2 carros 2019. Além de clientes que já realizaram conosco muitos destinos ( temos na viagem ao Chile, passageiros que estavam na 2°, 3° e 4° viagem com a empresa (Passageiros que tiveram como destinos Buenos Aires, Montevidéu,  Cambará do Sul…)

Somente pelo principal motivo surgiu essa parceria, a confiança e responsabilidade das 2 empresas em prestar um ótimo serviço, sendo o Nico uma excelente pessoa e ótimo profissional.

Referente à viagem ao Chile, sabendo então da seriedade das empresas, decidimos organizar essa maravilhosa viagem, pensamos em todos detalhes para que tivessem uma ótima viagem, que o sonho de vocês fossem realizados… pois viajar é sonhar e sabemos o quanto sonharam nesses destinos!!! Cientes de nossas responsabilidades. Assim começamos o roteiro, maioria das agências vão direto a Mendoza, nós pensando em nossos passageiros colocamos 2 pernoites extras (ida e volta em Santa Fé) com mesmo valor de outras agências que tem 7 pernoites somente, para a viagem se tornar menos cansativa (pois mesmo com tantos pernoites, ela praticamente tem 100% de passeios e viagens). Após roteiro, tínhamos que decidir entre guias e motoristas que trabalham conosco, a qual escolhemos “os melhores” que são pessoas incríveis, Maidana e Andrade como pessoas e motoristas… Eliane dispensa comentários, a guia com “mais” responsabilidade e atenciosa com os passageiros que já conheci nesses 10 anos na área de turismo. Assim se formou a Equipe da viagem, Roteiro/guia/motoristas definidos.

Começamos preparar alguns detalhes, no ônibus tínhamos refrigerantes, suco, água, salgados, bombons…. um serviço de Bordo de excelência, mas para minha surpresa recebo uma mensagem,  “como uma empresa não tem café na viagem” queria primeiramente dizer que algumas oportunidades colocamos café, mas como era verão,  uma viagem em outro país que aduanas complicam por tudo, decidimos não colocar, e o principal,  café e água quente são proibidos a empresa transportadora disponibilizar, pois terá total responsabilidade se alguém se queimar (já imaginou no incidente se tivéssemos passageiros servido ou servindo café?).

Também temos nosso humilde “mimo” os cofrinhos… esse é confeccionado por mim e minha esposa, eu faço a arte do mesmo e depois finalizamos com todo amor e carinho. Não sabem a alegria quando postam foto deles ou das mensagens dos mesmos!! J

A viagem começou, estava tudo dentro do programado, tivemos alteração dia do show e fora isso tudo conforme tínhamos programado, se até o incidente perguntássemos como foi a viagem? Com certeza teríamos algumas reclamações que são sempre bem vindas para na próxima ajustarmos, ou que os paradouros e locais de alimentação são ruins/horríveis, pois estamos em outros países e menores que o Brasil, não temos a mesma variedade de paradouros e restaurantes. Mas a viagem teria sido “quase perfeita”.

Aconteceu o incidente, erro dos motoristas? Erro da sinalização na Argentina? Erro da Vip? Ou Erro da NisoTur? Um conjunto de erros humanos? E que ninguém queria errar!! Eu afirmo e juro pelo que é mais Sagrado, ninguém queria errar! Mas aconteceu, o susto foi grande… eu sei, eu não estava lá, mas pode ter certeza que queria estar lá, pois aqui também era muito angustiante, era temeroso… nós temos responsabilidade e nós assumimos a mesma, era 45 vidas em nossas mãos e dos motoristas.

Passado o susto, Nico pediu para os motoristas murcharem os pneus e retirar ônibus para avaliar situação. E já em contato com a empresa FlechaBus, após retirada, pensando em um local seguro de imediato foi pensando na Rodoviária. Após contato com a Eliane e motoristas, nos passaram uma previsão para ser feito o serviço, 16h estaria tudo pronto e conseguiríamos seguir viagem, então perguntei a Eliane, faltou algo no city tour? Tens algo para fazer na cidade? Ela nos informou do shopping, uma ótima indicação sendo que teriam banheiros, restaurante e lojas para passear até as 16h, foi contratado um ônibus para leva-los até o mesmo. Mas a previsão de 16h ficou para as 18h…. até aí tudo bem, era ainda um prazo “razoável” mas passou 18h e nada… começamos então a agilizar uma segunda opção, entramos em contato com o Hotel Crillon de Mendoza e conseguimos fazer uma pré reserva até as 22h. A qual só teríamos que alguns casais ficar em quartos com 2 camas de solteiros, pois não tínhamos tantos quartos com cama de casal, mas eles conseguiriam acomodar a todos. Estávamos nas mãos dos Argentinos, que segundo os motoristas pareciam que estavam ganhando por hora trabalhada, tal lentidão dos mesmos.

 

Então tínhamos 2 opções:

Opção 1 – seguir viagem até Santa Fé 12h e ter um breve descanso para passageiros e motoristas…mas tem a seguinte questão como estão os motoristas, tens condições de viajar? entramos em contato com os mesmos, e perguntamos o que eles prefeririam? Resposta de imediata, que o susto inicial já tinha passado e que por eles tocavam até o Brasil direto, não precisava nem parar em Santa Fé, mas claro que se essa fosse a opção faríamos tal parada. Então entrei em contato com o Hotel de Santa Fé e solicitei para ampliar nosso Check-out e prontamente fomos atendido.

 

Opção 2 – Essa era a opção que tivemos cobrança de passageiros, tínhamos pré reserva no hotel, pois tínhamos que ter um plano B. Mas esse plano era o Plano B… pois esse plano, teríamos uma noite em Mendoza e após teríamos 35h de viagem direta,  teríamos um problema grande na Aduana devido dia de saída ( a qual não seríamos “presos” na Argentina, mas todo processo de liberação podia levar de 5h a 8h, assim nossa viagem retorno teria 40h, algo mais crítico ainda. Nesse momento recebíamos mensagens de quem queria continuar a viagem, pois tinham compromissos no sábado à noite e passageiros nos pedindo para ficar em Mendoza.

 

Agora eu faço essa pergunta a vocês? Qual decisão tomar? A decisão que fosse tomada teria reações adversas. Mas a decisão tem quer tomada (na verdade pela transportadora, incidentes com a mesma é obrigação da transportadora), mas como somos parceiros, tomamos essa decisão em parceria NisoTur/VipTurismo.

Nosso maior erro foi confiar no horário de previsão de liberação do ônibus, pois assim poderíamos ter pensado em alguma alternativa melhor.

Peço desculpas, se alguém se sentiu prejudicado pela decisão da empresa, mas no momento tomamos as decisão que achávamos corretas, em nenhum momento pensando no lado financeiro/gastos (exemplo que a FlechaBus queria só colocar uma fita nos vidros e seguir viagem, a qual foi descartado pela empresa, pois prezamos pela segurança dos passageiros.)

Como em todas viagens, estamos abertos para feedback construtivos. E caso tenham dúvidas sobre nossa ética/preocupação e responsabilidade junto à nossos passageiros, lembrem-se que as pessoas que acompanharam vocês (Eliane e Motoristas) foram de nossa escolha e melhor ainda, perguntem o quanto nós nos preocupamos com nossos passageiros.

Agradeço a todos pela compreensão e desejo a todos um ótimo 2019 pois as lembranças dessa viagem, mesmo com “acidente” teve momentos maravilhosos e amizades que perdurará por muito tempo.

 

Vip Turismo